Processo de Diagramação de Revistas e Informativos

 

O Acará Estúdio Gráfico é uma empresa de editoração eletrônica, com 20 anos de experiência. Nossa principal vocação é a diagramação de revistas e informativos. Podemos trabalhar desde a coordenação e planejamento editorial, até o desenvolvimento e acompanhamento de fornecedores gráficos. Todo o processo é realizado junto ao cliente, sua comissão editorial, editor ou jornalista responsável, buscando atender todas as expectativas da proposta editorial. 

Conheça mais sobre nós

PROCESSO DE DIAGRAMAÇÃO

indice

 

1. Briefing

O briefing é fundamental para que o cliente nos passe as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Quanto mais informações obtivermos no briefing, mais preciso será o orçamento, mais fácil será o desenvolvimento e o sucesso do projeto fica garantido:

  • Histórico: breve relato do passado, presente e futuro da empresa e se houver, do veículo
  • Objetivos: quais são os objetivos da revista ou informativo, ou seja, qual é a sua proposta editorial – comunicar o que, para quem, como, em qual circustância
  • Necessidades: quais os serviços que devemos prestar (coordenação gráfica, projeto gráfico, diagramação, produção de anúncios, tratamento de imagens, fechamento de arquivos, impressão)
  • Especificações técnicas: formato, tipo de papel, quantidade de cores, acabamentos, tiragem, periodicidade, forma de distribuição
  • Modelos: no caso de revistas e informativos que já estejam circulando, precisamos receber algumas edições publicadas, tanto impressas como em PDF.

Atendimento

Procuramos sempre ouvir nossos clientes, para entender suas necessidades e objetivos. É com base em um bom briefing que podemos oferecer a melhor solução gráfica, calcular o orçamento rapidamente e dar toda a assessoria técnica necessária.

Serviço opcional

O Acará pode dar assessoria ao cliente para definir as especificações técnicas da revista ou informativo. Considerando as características do processo de reprodução gráfica, a apresentação estética, o consumo e a distribuição, podemos estabelecer a melhor relação custo e benefício.

Voltar

2. Projeto gráfico

O projeto gráfico é uma combinação da proposta editorial e da identidade visual da empresa ou entidade, buscando a melhor apresentação da forma e do conteúdo.
Para desenvolver um bom projeto editorial, além do briefing acima, precisamos receber:

  • Manual de Identidade Visual: ele é quem nos guiará com relação à aplicação de logotipos, seu conceito, diretrizes e contexto de aplicação. O manual também deve orientar sobre o uso de cores, elementos gráficos, fotos e ilustrações. 
  • Logotipos: precisamos receber todos os logotipos que deverão constar na revista ou informativo. Veja o item “Recebimento de imagens”.
  • Projeto editorial: este documento nos dará informações sobre as seções fixas, seções sazonais ou esporáricas, colunistas, pautas previstas, além de hierarquizar, no contexto geral da publicação e seus objetivos, quais as matérias de destaque.  Geralmente o projeto editorial define a política editorial, a linguagem, o tipo de abordagem e o tom dos textos, ou seja, informações relevantes para definir a comunicação visual da revista ou informativo.
  • Pauta da primeira edição: além de contextualizar melhor a publicação, a pauta da primeira edição é importante para que o projeto gráfico seja mais preciso. Mesmo que os textos e imagens finais ainda não tenham sido produzidos, toda informação acrescenta e enriquece o projeto gráfico — chamadas, destaques, fotos, gráficos e outros elementos.

Voltar

3. Template

Com o projeto gráfico aprovado, ou com base em edições anteriores da revista ou informativo, é preciso criar um template.

O template é uma publicação básica, feito no programa de editoração eletrônica Adobe InDesign, com todos os parâmetros necessários para a diagramação: formato, margens, cores, seções fixas, páginas mestras, cabeçalhos, estilos de texto, imagens e tabelas, etc. Ele garante que todas as edições da publicação respeitem o projeto gráfico original.

No caso de publicações que já estão circulando, para facilitar a criação do template, é interessante receber:

  • Arquivos abertos ou template da última edição: se o cliente fornecer o template atual, faremos a adequação deste arquivo para que fique de acordo com os nossos padrões internos. Se fornecer os arquivos abertos da última edição, poderemos criar o template com todos os padrões da publicação. Os arquivos abertos necessários são: arquivo do Adobe InDesign (INDT, INDD ou IDML), fontes e imagens (logotipos, elementos gráficos, ilustrações e fotos) utilizadas.
  • Arquivo PDF em alta resolução da última edição: com base no PDF, poderemos conferir as fontes utilizadas, formato, margens e criar o template. Se o PDF estiver em alta resolução, poderemos  também extrair os logotipos e outros elementos gráficos que serão republicados.

Voltar

4. Cronograma

O cronograma de cada edição é definido de acordo com periodicidade da publicação e da necessidade de sua distribuição.

Na definição das datas, é preciso considerar todas as etapas do processo:

  • Data de fechamento do departamento comercial
  • Definição de pauta
  • Cobertura de eventos 
  • Prazo para redação jornalística
  • Prazo para entrega de imagens
  • Prazo para diagramação e revisão
  • Aprovação de provas de cor
  • Prazo para impressão e acabamento
  • Prazo para distribuição

Confiabilidade

Trabalhamos com total transparência, priorizando a qualidade e o cumprimento exemplar de todos os prazos. Prezamos também pela confidencialidade dos projetos, desenvolvendo uma relação de confiança com nossos clientes.

Serviços opcionais

Podemos dar completa assessoria para a montagem do cronograma por edição, ou mesmo para o cronograma anual, agregando valor na divulgação do planejamento de pautas, facilitando o trabalho do departamento comercial na venda de anúncios ou espaços publicitários.

O Acará também pode fazer a coordenação editorial, se encarregando do planejamento e da interação das equipes internas e externas, garantindo a execução de todas as etapas dentro do cronograma estabelecido.

Voltar

5. Espelho

O editor ou o jornalista responsável deverá fornecer um espelho da publicação. O espelho definirá a ordem das seções e matérias, especificando quais serão as páginas destinadas para o editorial e as páginas de publicidade.

É no espelho que o posicionamento dos anúncios é definido. Ele deve ser feito de modo a otimizar a diagramação das seções e matérias, seguindo o critério estabelecido pelo cliente e sua comissão editorial. Além disso, o posicionamento deve também respeitar os acordos comerciais estabelecidos pelo departamento comercial da publicação. 

Exemplo de espelho de um informativo com 16 páginas

Serviço opcional

Caso necessário, o Acará poderá assessorar o cliente na elaboração do espelho. Para isso, além da pauta com o planejamento das matérias, o cliente deverá fornecer a listagem de anunciantes de cada edição, com definição de formatos e possíveis acordos de posicionamento de anúncios.

Voltar

6. Recepção de anúncios

Todos os anúncios deverão ser entregues prontos. O Acará oferecerá o suporte técnico necessário para o departamento comercial da empresa para a definição dos requisitos dos arquivos a serem utilizados na revista. 

Os materiais recebidos serão conferidos para evitarmos problemas no fechamento dos arquivos ou mesmo na impressão dos materiais. Conferimos o formato, a resolução do arquivo, padrão de cores, margens e sangrias. Quando o anúncio não possuir condições de reprodução, o cliente será notificado para substituição do arquivo e receberá orientações para a sua correção.

Serviço opcional

Caso o cliente necessite, o Acará também pode produzir os anúncios, criando uma tabela de preços especial, visando a viabilidade do negócio.

Voltar 

7. Recebimento de textos

Previamente, com base no projeto gráfico da publicação, o Acará pode fornecer uma estimativa de quantidade de texto para cada seção ou página da publicação. Essa informação dará parâmetros para o jornalista redigir as matérias e planejar o espelho.

Todo o material editorial da revista poderá ser enviado em uma única data de fechamento ou, se preferir, poderá ser enviado de acordo com o fechamento de cada seção. 

Os textos deverão vir pré-aprovados e organizados, com identificação da seção e dos elementos (título, olho, destaque, box, legendas etc). 

É interessante também que o nome do arquivo tenha um certo padrão para que seja facilmente identificado. Se o nome ainda identificar a revisão do texto, fica mais fácil rastrear o histórico e garantir que a diagramação seja assertiva. Um bom exemplo seria:

nome-da-publicação_edição_seção_matéria_revisão.doc

Caso alguma matéria venha com estouro de texto, o jornalista será informado. Nesse caso, pode-se optar por cortar os textos, diminuir o tamanho ocupado por imagens ou usar outros recursos na diagramação para fazer a adequação. Mas é importante que todos os recursos sejam usados de modo a não desrespeitar o projeto gráfico e conseguir um resultado satisfatório em todos os quesitos.

Serviço opcional

O Acará pode fazer todo o serviço jornalístico, desde a definição de pautas, entrevistas, cobertura de eventos, redação, até a revisão.

Voltar

8. Recebimento de imagens

Todas as imagens fornecidas serão conferidas e o cliente será avisado caso exista alguma imagem sem as condições mínimas de reprodução. Essa etapa é fundamental para que haja tempo hábil para providenciar novas imagens, evitando problemas na diagramação ou no fechamento de arquivos.

Da mesma forma que os textos, é interessante que todas as imagens venham identificadas com o nome da seção e/ou da matéria. Um bom exemplo seria:

nome-da-publicação_seção_matéria_número-ou-nome-da-foto.JPG

O cliente ou jornalista responsável também deverá especificar quais as imagens que deverão ter destaque, identificando qual será a foto de abertura da matéria e hierarquizando todas as outras fotos. Dessa maneira, o diagramador poderá fazer a aplicação das imagens corretamente, sabendo antecipadamente quais são as imagens essenciais e quais podem ser eliminadas caso haja falta de espaço.

Arquivos vetoriais

Para logotipos e ilustrações a traço, é preferível que o arquivo seja vetorial, pois geralmente o seu tamanho é menor, a visualização nas provas é melhor e além disso, pode ser ampliado sem restrições.

.EPS

  • Arquivo postscript vetorial, produzido a partir do Corel Draw ou do Adobe Illustrator

.CDR

  • Arquivo do software Corel Draw. Neste caso, todas os textos devem ser transformados para curvas para não haver problemas com fontes

.AI

  • Arquivo do software Adobe Illustrator. Neste caso, todas os textos devem ser transformados para curvas para não haver problemas com fontes

Exemplo de uma imagem vetorial com 100% e ampliação de 500%, sem perda de qualidade

Arquivos bitmaps

Os formatos para imagens bitmap, como fotografias e ilustrações, são: JPG, TIF, PSD ou PNG. 

.JPG

.TIF

.PSD

.PNG

  • As imagens bitmap deverão estar em alta resolução, ou seja, com no mínimo 300 dpis no formato em que será aplicado. Por exemplo, se uma foto for publicada com o formato 10 x 15 cm, o seu arquivo deverá ter pelo menos 10 x 15 cm e 300 dpis.

Exemplo de um arquivo bitmap com 300 dpis (alta resolução)

Exemplo de um arquivo bitmap com 72 dpis (baixa resolução)

Padrão de cor CMYK

Todos os arquivos, vetoriais ou em bitmap, devem ser enviados no padrão de cor CMYK, mesmo padrão utilizado na impressão. No caso de fotos isso não é tão importante porque, ao fazermos o tratamento de cores, faremos a conversão do arquivo. Mas no caso de logotipos e ilustrações, essa é uma questão muito importante, pois ao converter o padrão de RGB para CMYK, as cores aplicadas podem sofrer alterações pois a escala CMYK não comporta toda a gama de cores RGB. Ou seja, nem toda cor RGB possui um correspondente em CMYK.

     

Exemplo de um arquivo usando cores RGB e, ao lado, o mesmo arquivo convertido para a escala CMYK

Voltar

9. Banco de imagens e pesquisa iconográfica

Opcionalmente, o Acará disponibiliza um banco de imagens profissional, royalty free, com um acervo de milhares de imagens em alta resolução. De acordo com a quantidade definida na contratação do serviço, forneceremos essas imagens para ilustração de matérias dentro da revista ou informativo.

O jornalista responsável ou o cliente poderá fazer a pesquisa na biblioteca disponível na internet. Ou ainda poderá solicitar que façamos a pesquisa iconográfica fornecendo informações como seção, matéria e enfoque. Com essas informações, podemos fazer uma seleção para que se possa definir qual a imagem mais adequada.

Serviços opcionais

Caso necessário, podemos fazer a elaboração de ilustrações, em diversas técnicas.

Também podemos fazer a produção ou cobertura fotográfica de eventos.

Voltar

10. Diagramação

Nosso processo de organização de materiais é padronizado, mantendo todos os arquivos recebidos identificados. 

Com base no template, a diagramação vai posicionar todos os elementos recebidos de cada seção ou matéria: textos, destaques, fotos, ilustrações, gráficos, além de todos os elementos que compõem o projeto gráfico e editorial.

Nesta fase, todas as orientações passadas com relação aos textos, imagens e anúncios são de extrema importância para a que diagramação seja feita corretamente, evitando refações.

Nossos profissionais aplicam sua sensibilidade artística para poder inovar sem desrespeitar o projeto gráfico e o seu template. Isso tornará a publicação muito mais interessante visualmente, sem perder a sua identidade visual com o tempo.

Qualidade

Aplicamos todo o nosso conhecimento técnico em editoração eletrônica e produção gráfica para que a execução dos trabalhos seja a mais perfeita possível. Revisamos o processo de cada trabalho buscando a melhoria contínua da qualidade.

Voltar

11. Revisão e correções

O Acará fornecerá provas em PDF para a revisão e aprovação do conteúdo e da diagramação. É importante que o jornalista responsável atente não apenas ao texto, mas para a forma como foi diagramado, verificando se todas as orientações foram seguidas.

As provas serão identificadas por edição, seção ou matéria, e ainda serão numeradas para que haja um sequenciamento de operações que possam ser rastreadas e conferidas.

O Acará preza pela organização no recebimento das revisões para garantir a eficiência e eficácia do processo.

Proatividade

Buscamos desenvolver uma visão crítica sobre todos os trabalhos executados para poder sugerir melhorias, antecipar e evitar problemas. Procuramos participar ativamente de todo o processo, questionando, transformando e inovando.

Voltar

12. Aprovações

Cada etapa do projeto é fundamental para que o trabalho seja concluído com sucesso. Durante o trabalho, apresentamos layouts e provas para que o cliente possa conferir todos os detalhes. Cada fase deve ser revisada e aprovada antes que passemos para a próxima etapa, evitando erros e refações.

Voltar

13. Tratamento de imagens

Todas as imagens da publicação serão submetidas a um tratamento de cores, visando uma melhor qualidade de reprodução.

O Acará possui monitores Eizo calibrados para garantir a visualização correta das cores e antecipar possíveis problemas na reprodução das imagens.  Assim, é possível melhorar o contraste das fotos, a nitidez e ajustar o balanceamento das cores.  

Fotografia antes e depois do tratamento de imagens

É importante lembrar que qualidade se faz do início até o fim. Para se ter uma boa imagem impressa, é preciso ter um bom fotógrafo munido com um bom equipamento. Não adianta perder horas trabalhando no tratamento de uma imagem fora de foco, tremida, com baixa nitidez ou sem nenhuma iluminação, pois o resultado final nunca será bom.

Voltar

14. Fechamento de arquivos

O fechamento e a entrega de arquivos para a gráfica é feito de forma rápida e sem erros ou pendências, porque procuramos sempre fazer certo da primeira vez.

Nenhum problema deve ficar para a gráfica resolver. Por isso, antes de fechar os arquivos, o cliente deverá definir qual será o seu fornecedor para que possamos entrar em contato e verificar quais são as exigências técnicas.

Além do PDF em alta resolução entregue para a gráfica, também disponibilizamos para o cliente, o PDF final em baixa resolução, para arquivamento ou publicação em seu site ou de terceiro.

Serviço opcional

Opcionalmente, o Acará poderá fazer o desenvolvimento de fornecedores gráficos, fazendo a cotação de preços, homologando e agendando visitas monitoradas às instalações industriais, para que o cliente possa conhecer o parque gráfico oferecido.

Voltar

15. Backup e biblioteca de arquivos

Nosso sistema de controle de jobs e backup oferece um registro histórico dos  trabalhos desenvolvidos, mantendo todos os arquivos e revisões organizados e disponíveis aos clientes sempre que necessário. Fazemos backup de todas as edições em pelo menos três mídias diferentes para garantir a segurança do procedimento.

Serviço opcional

Caso necessário, podemos disponibilizar um backup dos arquivos abertos/editáveis da edição para o cliente compor a sua própria biblioteca de arquivos. 

Voltar