Processo de Diagramação de Manuais e Guias de Instalação e Uso

Trabalhamos há 20 anos para marcas como Brastemp, Cis Eletrônica, Consul, Continental, Eslabón de Lujo, GE, KitchenAid e Whirlpool. Até hoje foram centenas de trabalhos entre manuais do consumidor, guias de uso e de instalação para a linha branca: lavadoras, secadoras, lava-louças, micro-ondas, fogões, cooktops, fornos, coifas, depuradores, condicionadores de ar etc. Também já desenvolvemos manuais de software, guias de instalação de produtos eletrônicos e outros.

Conheça mais sobre nós

PROCESSO DE DIAGRAMAÇÃO

indice

 

1. Briefing

O briefing é fundamental para que o cliente nos passe as informações necessárias para o desenvolvimento do manual do consumidor, guia de de instalação e/ou de uso. Quanto mais informações obtivermos no briefing, mais preciso será o orçamento, mais fácil será o desenvolvimento e o sucesso do projeto fica garantido:

  • Histórico: breve relato do passado, presente e futuro da empresa, marca e de seus produtos
  • Necessidades: quais os serviços que devemos prestar (coordenação gráfica, desenvolvimento de conteúdo, projeto gráfico, diagramação, tratamento de imagens, fechamento de arquivos, desenvolvimento de fornecedores)
  • Especificações técnicas: formato, tipo de papel, quantidade de cores, acabamentos, tiragem
  • Modelos: no caso da empresa possuir manuais ou guias já publicados, precisamos receber algumas amostras, tanto impressas como em PDF.
  • Roteiro com o conteúdo:  necessário para o cálculo do orçamento, o roteiro deve conter todo o conteúdo do manual ou guia, com os textos organizados na sequência que deverão ser diagramados e com todas as indicações de inserção de tabelas, ilustrações e fotos. Esse roteiro guiará todo o processo de editoração eletrônica e de diagramação. 

Atendimento

Procuramos sempre ouvir nossos clientes, para entender suas necessidades e objetivos. É com base em um bom briefing que podemos oferecer a melhor solução gráfica, calcular o orçamento rapidamente e dar toda a assessoria técnica necessária. 

Serviço opcional

O Acará pode dar assessoria ao cliente para definir as especificações técnicas do manual ou guia de instalação e uso. Considerando as características do processo de reprodução gráfica, a apresentação estética e o consumo, podemos estabelecer a melhor relação custo e benefício.

Voltar

2. Projeto gráfico 

O projeto gráfico busca a melhor apresentação da forma e do conteúdo, respeitando a identidade visual da empresa ou da marca. 

Para desenvolver um bom projeto gráfico, além do briefing acima, precisamos receber:

  • Informações sobre o produto: manuais originais do produto caso seja importado, referências de contexto, conteúdo básico, textos, fotos, ilustrações e toda e qualquer informação que possa acrescentar e enriquecer o projeto gráfico – fotos, gráficos e outros elementos.
  • Manual de Identidade Visual da empresa ou da marca: ele é quem nos guiará com relação à aplicação de logotipos, seu conceito, diretrizes e contexto de aplicação. O manual também deve orientar sobre o uso de cores, elementos gráficos, fotos e ilustrações, linguagem e o tom dos textos, ou seja, informações relevantes para definir a comunicação visual do manual ou guia.
  • Logotipos: precisamos receber todos os logotipos que deverão constar no manual ou guia. Veja o item “Recebimento de imagens”.
  • Referências: manuais, guias e campanhas promocionais do produto em questão, ou de outros produtos da empresa ou da marca, servem de referência para a criação de novos projetos. 

Voltar

3. Template

Com o projeto gráfico aprovado, ou com base em edições anteriores do manual ou guia, é preciso criar um template.

O template é uma publicação básica, feito no programa de editoração eletrônica Adobe InDesign, com todos os parâmetros necessários para a diagramação: formato, cores, estilos de texto, imagens e tabelas, páginas mestras, cabeçalhos etc. Ele garante que todos os manuais e guias da empresa respeitem o projeto gráfico original.

No caso da empresa já possuir outros manuais e guias, cuja comunicação visual será mantida, para facilitar a criação do template, é interessante receber:

  • Templates  desenvolvidos ou arquivos abertos de manuais e guias anteriores: se o cliente possuir os templates dos manuais e guias atuais, faremos a adequação destes arquivos para que fiquem de acordo com os nossos padrões internos. Se fornecer os arquivos abertos de manuais e guias anteriores, poderemos criar um template para os próximos manuais. Os arquivos necessários são: arquivo do Adobe InDesign (INDT, INDD e IDML), fontes e imagens (logotipos, elementos gráficos, ilustrações e fotos) utilizadas.
  • Arquivo PDF em alta resolução de manuais e guias anteriores: com base no PDF, poderemos conferir as fontes utilizadas, formato, margens e criar o template. Se o PDF estiver em alta resolução, poderemos  também extrair os logotipos e outros elementos gráficos que serão republicados.

Voltar

4. Cronograma

O cronograma de cada trabalho é definido de acordo com a necessidade do cliente e das etapas de trabalho exigidas.

Na definição das datas, é preciso considerar todas as etapas do processo:
• Prazo para criação de roteiro
• Prazo para criação do projeto gráfico
• Prazo para redação de textos e/ou tradução
• Prazo para entrega de imagens
• Prazo para diagramação e revisão
• Aprovação de provas de cor
• Prazo para impressão e acabamento

Confiabilidade

Trabalhamos com total transparência, priorizando a qualidade e o cumprimento exemplar de todos os prazos. Prezamos também pela confidencialidade dos projetos, desenvolvendo uma relação de confiança com nossos clientes.

Voltar

5. Desenvolvimento do conteúdo

Podemos desenvolver todo o conteúdo do manual ou guia com base no briefing fornecido pelo cliente. Faremos o levantamento de informações e materiais necessários junto ao cliente, montando um roteiro completo que guiará todas as demais etapas do processo.

O Acará fará o contato com os colaboradores das áreas de Desenvolvimento de Produto, Marketing, Design, Jurídico e outras, responsáveis pelo fornecimento de informações e materiais necessários para o desenvolvimento do conteúdo do material, bem como pela sua aprovação.

O Acará produzirá o roteiro para a diagramação do manual com os textos, já organizados na sequência que deverá ser diagramado, com todas as indicações de inserção de tabelas, ilustrações e fotos. Esse roteiro deverá ser corrigido e aprovado pelos colaboradores designados. Somente depois que o roteiro for aprovado, o Acará iniciará a diagramação do manual.

Serviços opcionais

O Acará pode fazer a coordenação do projeto, se encarregando do planejamento e da interação das equipes internas e externas, garantindo a execução de todas as etapas dentro do cronograma estabelecido.

Podemos também fazer a tradução de originais e textos nos idiomas Espanhol, Inglês e Francês.

Voltar

6. Recebimento de textos

Os textos que constam no roteiro, deverão vir pré-aprovados e organizados, com identificação da seção e/ou capítulo, contendo as indicações para a diagramação (tabelas, boxes, destaques, legendas, etc.). Isso é muito importante para evitar refações e para que a diagramação seja feita corretamente.

Se os textos forem fracionados em vários arquivos, é interessante que tenham um nome padrão para que seja facilmente identificado. Se o nome ainda identificar a revisão do texto, fica mais fácil rastrear o histórico e garantir que a diagramação seja assertiva. Um bom exemplo seria:

nome-da-publicação_edição_seção/capítulo_revisão.doc

Voltar

7. Recebimento de imagens

Todas as imagens fornecidas serão conferidas e o cliente será avisado caso exista alguma imagem sem as condições mínimas de reprodução. Essa etapa é fundamental para que haja tempo hábil para providenciar novas imagens, evitando problemas na diagramação ou no fechamento de arquivos.

Os painéis de produto, displays e outras imagens a serem utilizadas nos materiais deverão estar devidamente aprovados antes de enviar para o Acará, evitando refações.

Da mesma forma que o texto, é interessante que todas as imagens venham identificadas com o nome da seção e/ou capítulo. Um bom exemplo seria:

nome-da-publicação_seção/capítulo _número-ou-nome-da-foto.JPG

 

Arquivos vetoriais

Para logotipos, ilustrações a traço, painéis de produtos e displays, é preferível que o arquivo seja vetorial pois geralmente o seu tamanho é menor, a visualização nas provas é melhor e além disso, pode ser ampliado sem restrições:

.EPS

  • Arquivo postscript vetorial, produzido a partir do Corel Draw ou do Adobe Illustrator.

.CDR

  • Arquivo do software Corel Draw. Neste caso, todas os textos devem ser transformados para curvas para não haver problemas com fontes.

.AI

  • Arquivo do software Adobe Illustrator. Neste caso, todas os textos devem ser transformados para curvas para não haver problemas com fontes.

Exemplo de uma imagem vetorial com 100% e ampliação de 500%, sem perda de qualidade


Arquivos bitmaps

Os formatos para imagens bitmap, como fotografias e ilustrações, são: JPG, TIF, PSD ou PNG. 

.JPG

.TIF

.PSD

.PNG

  • As imagens bitmap deverão estar em alta resolução, ou seja, com 300 dpis no mínimo no formato em que será aplicado. Por exemplo, se uma foto for publicada com o formato 10 x 15 cm, o seu arquivo deverá ter pelo menos 10 x 15 cm e 300 dpis.

Exemplo de um arquivo bitmap com 300 dpis (alta resolução)

Exemplo de um arquivo bitmap com 72 dpis (baixa resolução)


Padrão de cor CMYK

Todos os arquivos, vetoriais ou em bitmap, devem ser enviados no padrão de cor CMYK, mesmo padrão utilizado na impressão. No caso de fotos isso não é tão importante porque, ao fazermos o tratamento de cores, faremos a conversão do arquivo. Mas no caso de logotipos e ilustrações, essa é uma questão muito importante, pois ao converter o padrão de RGB para CMYK, as cores aplicadas podem sofrer alterações pois a escala CMYK não comporta toda a gama de cores RGB. Ou seja, nem toda cor RGB possui um correspondente em CMYK.

Exemplo de um arquivo usando cores RGB e, ao lado, o mesmo arquivo convertido para a escala CMYK

Voltar

8. Diagramação

Nosso processo de organização de materiais é padronizado, mantendo todos os arquivos recebidos identificados. 

Com base no template, a diagramação vai posicionar todos os elementos recebidos de cada seção ou capítulo: textos, fotos, ilustrações, tabelas, além de todos os elementos que compõem o projeto gráfico.

Nesta fase, todas as orientações passadas no roteiro, com relação aos textos e imagens, são de extrema importância para a que diagramação seja feita corretamente, evitando refações.

Nossos profissionais procuram manter uma postura crítica e proativa durante todo o processo, sugerindo melhorias estéticas para deixar a publicação mais agradável e didática

Qualidade

Aplicamos todo o nosso conhecimento técnico em editoração eletrônica e produção gráfica para que a execução dos trabalhos seja a mais perfeita possível. Revisamos o processo de cada trabalho buscando a melhoria contínua da qualidade.

Voltar

9. Revisão e correções

O Acará fornecerá provas em PDF para a revisão e aprovação do conteúdo e da diagramação. É importante que o cliente atente não apenas ao texto, mas para a forma como foi diagramado, verificando se todas as orientações foram seguidas.

As provas serão identificadas e numeradas para que haja um sequenciamento de operações que possam ser rastreadas e conferidas. O Acará preza pela organização no recebimento das revisões para garantir a eficiência e eficácia do processo. 

É bom destacar que todos os dados divulgados nos materiais publicados são de completa responsabilidade do cliente. Portanto, é necessário que o cliente confira:

  • Se todos os elementos necessários estão presentes e corretos (títulos, textos, fotos, ilustrações etc);
  • Se todas as imagens estão corretas e correspondem ao produto em questão (modelo, grafismos, painel etc);
  • Se todos os procedimentos descritos no material estão corretos;
  • Se todos os requisitos da legislação vigente foram cumpridos;
  • Se existe algum erro de ortografia ou de digitação;
  • Se as formas de contato estão corretas (telefone, e-mail, site, endereço etc);
  • Se todas as referências utilizadas estão corretas (documentação, legislação, páginas etc);
  • Se existe algo que deve ser corrigido, acrescentado ou retirado.

Proatividade

Buscamos desenvolver uma visão crítica sobre todos os trabalhos executados para poder sugerir melhorias, antecipar e evitar problemas. Procuramos participar ativamente de todo o processo, questionando, transformando e inovando.

Voltar

10. Aprovações

Cada etapa do projeto é fundamental para que o trabalho seja concluído com sucesso. Durante o trabalho, apresentamos layouts e provas para que o cliente possa conferir todos os detalhes. Cada fase deve ser revisada e aprovada antes que passemos para a próxima etapa, evitando erros e refações.

Voltar

11. Tratamento de imagens

Todas as imagens recebidas serão submetidas a um tratamento de cores, visando uma melhor qualidade de reprodução.

O Acará possui monitores Eizo calibrados para garantir a visualização correta das cores e antecipar possíveis problemas na reprodução das imagens.  Assim, é possível melhorar o contraste das fotos, a nitidez e ajustar o balanceamento das cores.  

É importante lembrar que qualidade se faz do início até o fim. Para se ter uma boa imagem, é preciso ter um bom fotógrafo munido de um bom equipamento. Não adianta perder horas trabalhando no tratamento de uma imagem fora de foco, tremida, com baixa nitidez ou sem nenhuma iluminação, pois o resultado final nunca será bom.

Serviço opcional

Quando necessário, o Acará pode fazer o retoque de imagens para pequenas correções estéticas do produto como troca de grafismos ou painel. Esse serviço dependerá da complexidade e da qualidade dos originais.

Voltar

12. Fechamento de arquivos

O fechamento e a entrega de arquivos para a gráfica é feito de forma rápida e sem erros ou pendências, porque procuramos sempre fazer certo da primeira vez.

Nenhum problema deve ficar para a gráfica resolver. Por isso, antes de fechar os arquivos, o cliente deverá definir qual será o seu fornecedor e verificar quais são as exigências técnicas. Caso o cliente não tenha um fornecedor gráfico definido, fecharemos o arquivo no formato PDF-x1a, padrão nacional aceito em qualquer gráfica.

Além do PDF em alta resolução entregue para a gráfica, também disponibilizamos para o cliente, o PDF final em baixa resolução para arquivo ou publicação em seu site ou de terceiro.

Serviço opcional

Opcionalmente, o Acará poderá fazer o desenvolvimento de fornecedores gráficos, fazendo a cotação de preços, homologando e agendando visitas monitoradas às instalações industriais, para que o cliente possa conhecer o parque gráfico oferecido.

Voltar

13. Backup e biblioteca de arquivos

Nosso sistema de controle de jobs e backup oferece um registro histórico de todos os  trabalhos desenvolvidos, mantendo todos os arquivos e revisões organizados e disponíveis aos clientes sempre que necessário. Fazemos backup de todas as edições em pelo menos três mídias diferentes para garantir isso.

Serviço opcional

Caso necessário, podemos disponibilizar um backup dos arquivos abertos/editáveis da edição para o cliente compor a sua própria biblioteca de arquivos. 

Voltar